terça-feira, 1 de dezembro de 2009

AUTO AVALIAÇÃO

As atividades do Gestar II levaram o professor cursista a anotar e refletir as abordagens em sala, bem como a descrição dos momentos importantes, o que foi eficaz, adequado e o que não foi, o que poderia ter sido feito em determinadas situações, sempre auxiliando para a elaboração da próxima estratégia da aula. Proporcionaram também a utilização e exploração de materiais como jornais, revistas, cordel, panfletos, vídeos, músicas, obras plásticas, dança, visitas a sites e páginas da internet, oratória.....com a intenção de articular as diversas formas de expressar idéias que retratam visões de mundo e expressão da cultura.
Em muitos momentos as observações e reflexões dos alunos possuíam comentários valiosos, as quais fizeram com que os professores cursistas verificassem se os educandos estavam aprendendo conforme o esperado e fizessem as alterações necessárias nas atividades. Sendo visível que quando os alunos têm a oportunidade de sugerir como podemos ajudá-los a aprender e indicar quais as atividades e estratégias de ensino são mais eficientes, eles se tornam mais aptos e ativamente engajados no processo de aprendizagem, pois as atividades do Gestar estão relacionadas diretamente com a realidade vivenciada do cotidiano do aluno.
O nosso grupo de formação foi de grande diversidade cultural, cujas experiências retrataram, muitas vezes, a singularidade da localidade de cada um. Através da interatividade de todos, opinaram e contribuiram com algo novo acerca das experiências com o programa, fornecendo uns aos outros subsídios para ampliar a prática pedagógica.
Os professores formadores Sérgio Avelino Ferreira e Tarcísio Soehn cumpriram o programa, utilizando procedimentos didáticos adequados aos objetivos das disciplinas. Estabeleceram uma relação cortês com os professores cursistas, incentivando-os ao questionamento dos conceitos e estimulando-os a estabelecer e formular conclusões próprias. Foram pontuais e frequentes, exigindo o mesmo dos cursistas. Utilizaram instrumentos de avaliação adequados aos conteúdos desenvolvidos pelos cursistas.
Dinâmica a mediação da nossa formadora Aya Ribeiro, já no primeiro encontro destacou os objetivos do programa, demonstrando clareza na explicação dos conteúdos, apontando a relevância e a aplicação desses e sempre indicando fontes de consulta adequadas à proposta do programa. Desta forma atuou incentivando e instigando, constantemente o grupo, bem como dando suporte necessário para a promoção da interatividade e esclarecimentos, quando necessário.

”O homem pode ser, ou treinado, disciplinado, instruído mecanicamente, ou ser em verdade ilustrado. Treinam-se os cães e os cavalos; e também os homens podem ser treinados, entretanto não é suficiente treinar as crianças; urge que aprendam a pensar.” (Kant,1966)


Auto Avaliação Professores Cursistas


PROFESSORES CURSISTAS LÍNGUA PORTUGUESA

“O curso foi interessante, pois encontramos professores que tinham os mesmos objetivos, ansiedades e muita vontade de aprender, trocar idéias, de coisas novas para a disciplina no dia a dia. O professor formador foi de grande esforço, oferecendo o melhor e também aprendendo e trocando com todos os professores cursistas.” (Professora Cássia Maria Damas)

“O Programa de Gestão da Aprendizagem Escolar - Gestar II, nos proporcionou além de novas amizades a troca de experiências que foram muito valiosas. O professor formador demonstrou muito empenho e dedicação na preparação dos encontros.” (Professora Elaine Veber)
“Conhecer professores colegas de profissão, trocar experiências com os colegas, trocar material para podermos trabalhar em sala de aula, um professor “trocando figurinha” com o outro para melhorar o seu desempenho. As idéias trocadas tanto pelos professores como as atividades dos livros do Gestar nos ajudaram a melhorar o desempenho em sala de aula.” (Professora Roseli Inês Girardi Reinert)

“A troca de experiências, as atividades aplicadas e socializadas foram ótimas. Um momento para refletir sobre o teu trabalho. Deve-se continuar o Gestar como formação continuada no próximo ano.” (Professora Edilza Maria Rios Trierveiler)

“Que bom que veio as mudanças e novas estratégias para o ensino num momento caótico que o nosso ensino está vivendo e o Gestar tem um papel fundamental para estas mudanças pela objetividade e simplicidade que repassa as atividades.” (Professor Chin Yock Chang)

“Que bom poder conhecer colegas professores da disciplina que se motivam para aperfeiçoar suas aulas, mediante a aprendizagem de diferentes formas didáticas e metodológicas, como as vistas neste curso do Gestar II. Trocar “figurinhas” literalmente compartilhando idéias, desafios e novas formas de ensinar a disciplina, renovando os conhecimentos constantemente, a certeza de ter aprendido bastante, conforme a proposta do curso.” (Professora Joseane Elizabeth Drews)


“Que bom que nos reuníamos com colegas da mesma área e trocamos idéias e experiências. Foram apresentadas novas atividades e podemos ter oportunidade de nos aprofundarmos em alguns conceitos. Temos atividades para os próximos anos...tínhamos pouco tempo para desenvolver as atividades com os alunos e já apresentar no curso. Porém para o próximo ano poderei adaptar o planejamento com as atividades vistas. Que continue a formação para que podemos continuar a troca de experiências entre os professores.” (Professora Roseméri Corsani)

PROFESSORES CURSISTAS MATEMÁTICA

Nenhum comentário:

Postar um comentário